Farinha de berinjela ajuda a seca


A farinha de berinjela é ótima para saúde e ajuda a emagrecer, tendo um grande potencial de reduzir o colesterol, além de melhorar muito o trânsito intestinal.

Esta farinha é uma alternativa muito saudável para enriquecer a alimentação, tendo maior valor nutricional e ajuda ainda a queimar gorduras e a diminuir o apetite. Seus principais benefícios são:

 Ajuda a emagrecer  porque é rica em fibras que facilitam a eliminação da fezes;

Baixar o colesterol porque suas fibras se unem ao colesterol, sendo eliminados pelas fezes;

Melhora a função do fígado porque tem ação desintoxicante desse órgão;

Soltar o intestino porque aumenta o bolo fecal.

Esta farinha pode ser usada como suplemento alimentar, aliado à dieta e exercícios mas também pode ser encontrada em forma de cápsulas em farmácias e drogarias.

Como fazer a farinha de berinjela

O preparo da farinha de berinjela é muito simples e pode ser feito em casa, sem qualquer dificuldade.

Ingredientes

3 berinjelas

Modo de preparo

Fatiar as berinjelas com cerca de 4 mm de espessura e levar ao forno médio por alguns minutos até ela desidratar completamente, mas sem queimar. Depois de seca, deve-se esfarelar as berinjelas e bater com um mixer ou no liquidificador até se transformar em pó. Peneire esta farinha para garantir que fica mesmo muito fininha, pronta para usar.

Guarde num recipiente limpo e seco. Esta farinha de berinjela não contém glúten e dura cerca de 1 mês.

Como usar a farinha de berinjela

A farinha caseira de berinjela pode ser adicionada em iogurtes, sucos, sopas, saladas ou onde desejar e assim reduzir o teor de gordura que o organismo absorve. Ela não tem um sabor forte, possui baixas calorias e é semelhante a farinha de mandioca, podendo ser também adicionada a pratos quentes, como o arroz com feijão.

É recomendado ingerir 2 colheres de sopa de farinha de berinjela por dia, o que equivale a 25 a 30g. Uma outra possibilidade é tomar 1 copo de água ou suco de laranja misturado com 2 colheres dessa farinha, ainda em jejum.

Na busca de um corpo ideal e por mais saúde, sempre estamos descobrindo novos alimentos que possam auxiliar a alcançar os nossos objetivos. Embora todas as frutas, verduras e legumes contribuam para uma alimentação saudável, existem alguns vegetais que desempenham algum benefício a mais no nosso organismo, entre eles está a berinjela. A berinjela é um dos alimentos mais utilizados em dietas de emagrecimento e vem cada vez mais ocupando o seu espaço. Não é um vegetal muito apreciado pela maioria, logo para aumentar o seu consumo e se beneficiar dos seus efeitos positivos, surgiu então a farinha de berinjela. Lembrando que a verdadeira farinha ainda se mantém com o sabor bem característico da berinjela.

Quando consumida em excesso, normalmente mais de 3 berinjelas por dia, esse legume pode causar efeitos colaterais como enxaqueca, diarreia, desconforto e dores abdominais.
A berinjela já é bem reconhecida como um alimento que faz bem para a saúde. Afinal, o alimento serve como fonte de uma série de nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar corretamente como fibras, potássio, cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.
Podemos encontrar a berinjela servida grelhada, gratinada, cozida ou assada ou vê-la presente em receitas de salada de berinjela, tortas, lasanhas, panquecas, tapiocas, sopas e sucos, por exemplo.

Comentários